História



NOSSA HISTÓRIA

Segundo os mais antigos, a obra de evangelização em Córrego de São Mateus iniciou por volta da década de 50. Crentes de outras localidades viam visitar os amigos e familiares e, encontrando uma oportunidade, falavam de Jesus e, se a família permitisse, realizavam um culto. Quando alguém aceitava a Cristo e permanecia sua casa se tornava um ponto de pregação. Um dos que aceitaram a Jesus e permaneceu firme foi Manoel Lucas que organizava a sala de sua casa para receber as pessoas. “Os assentos eram poucos então ele pegava dois tamboretes e colocava uma tábua em cima para que coubesse mais gente. A sala era iluminada a luz de candeeiro e poucos sabiam ler... Eu e papai éramos crentes e sempre participávamos desses cultos”. Lembra Terezinha Gomes, educadora da comunidade.


No ano de 1960, chegaram a Córrego de São Mateus os irmãos Luiz Joaquim, Maria Luiza e Ramiro Joaquim, vindos da cidade de Canguaretama. Esses irmãos contribuíram significativamente para que o evangelho do Senhor Jesus Cristo fosse anunciado na pequena comunidade. Visitavam os lares falando de Jesus e anunciavam a Palavra de Deus através de cultos ao ar livre.

Muitos se converteram a Cristo e confessaram sua decisão publicamente, mas nem todos tinham esse privilégio. A irmã Nazaré Ferreira, conhecida por Nazaré de Venâncio, passou mais de vinte anos sem poder congregar com os demais crentes pelo fato de seu esposo não permitir.  Nem por isso a irmã Nazaré deixou Cristo e o seu testemunho de submissão ao esposo foi exemplo para toda a comunidade e para sua família, da qual muitos aceitaram a Cristo.

Em 18 de novembro de 1967, uma caravana de irmãos vindos da cidade de Macaíba, realizou um culto no meio da pequena rua que se organizava em Córrego e muitos aceitaram a Cristo. Dentre os irmãos que realizaram esse culto estavam: José Sérgio, João Lucena, José Maurício e João Lourenço. A leitura da Palavra foi feita em Lucas 2. 1 – 20. Após a pregação sobre o “Cristo que desejava nascer nos corações” algumas pessoas se converteram. Dentre elas: Leonel Gomes, Maria de Lourdes, Marluce Gomes e Francisco Canindé.

A pequena congregação foi se organizando e os irmãos não mediam esforços para anunciar as boas novas do reino. O irmão Luiz Joaquim foi posto como dirigente da congregação e foi logo tratando de organizar grupos de visitas e evangelização.
Na época ainda não tinha energia elétrica e os cultos eram realizados a luz de lampião. Com a Bíblia na mão e uma lamparina a gás na outra os irmãos se reuniam nos lares para orarem e estudarem a Palavra de Deus. Muitas vezes essas reuniões se tornavam em vigílias em que o Senhor batizava com o Espírito Santo. Revestidos com o poder do alto, o pequeno rebanho saía nas noites para realizar cultos nas ruas e por vezes era apedrejado.

Conta o Pastor José Varela: “Quando eu não era crente, vi muitos jogando pedras nos irmãos e ficava chateado. Se eu reclamasse eles atiravam pedra em mim”.

O irmão Francisco Canindé disse: “Por vezes eu pedi para que não fizessem isso, pois estavam atirando pedra em Deus”.

As pedradas, os xingamentos e as indiferenças não foram capazes de desanimar o pequeno rebanho que sabia que era honra sofrer por Jesus. Revestidos com o poder do Espírito Santo os irmãos saíam a anunciar a Santa Palavra nas comunidades vizinhas de Guarani, Capivaras, Riacho do Bom Pasto, Boa Saúde e Sítio Santa Cruz. Ás vezes iam de carroça mas, na maioria das vezes iam a pé.

Conta o irmão Leonel Gomes que muitas vezes saiam às 17hs para realizarem cultos no Riacho do Bom Pasto. Caminhavam 19 km até chegarem lá. “Quando a gente chegava os irmãos já estavam nos esperando... Uma salinha de chão batido, uns tamboretes, uma banquinha e uns quatro lampiões nas paredes. Ali se fazia o culto, com muita oração, cânticos e a explanação da Palavra de nosso Senhor Jesus Cristo. Ali o Senhor usava seus vasos em profecia, batizava com o Espírito Santo e curava a muitos. Quando terminava o culto, se tomava um café com brote e pegávamos o caminho de volta. Quando se chegava em casa, já era quase meia noite”. Lembra o irmão Leonel.
Em 20 de fevereiro de 1969, a igreja de Natal comprou um salão que foi adequado para servir como congregação. Antes, os cultos eram realizados nos lares. Nessa época a igreja de Córrego era liderada pela igreja de Lagoa de Pedras cujo Pastor era Antônio Tomaz da Silva. O mesmo designou o irmão Francisco Canindé para dirigir a congregação o qual ficou até novembro, precisando viajar para a cidade de Bom Jesus para garantir o sustento de sua família.

Conta o irmão Francisco Canindé: “Fui para Bom Jesus com a chama do evangelho acesa em minha vida. Chegando lá só encontrei um crente. Falei das Boas Novas no Córrego e combinamos em expandir o evangelho na pequena Panelas (nome antigo de Bom Jesus). Realizamos cultos em muitos lares e contamos com a ajuda de muitos irmãos do Córrego”.

Em março de 1970, o irmão Francisco Canindé voltou para o Córrego e reassumiu o trabalho. Logo reuniu os irmãos e nomeou o irmão José Varela como Tesoureiro e o irmão Aluízio Gomes como Secretário. A congregação então passou por uma fase de organização e cada vez crescia mais.

Em 18 de fevereiro de 1974, foi criado o Círculo de Oração, tendo como dirigentes as irmãs Sebastiana Ramos (irmã Quinha) e Lourdes Inácio.

Em 1975, o irmão José Varela passou a dirigir o trabalho do Senhor. O mesmo realizou inúmeros cultos ao ar livre em Córrego e nas comunidades vizinhas. A Palavra de Deus foi semeada e muitos aceitaram ao Senhor Jesus.
Em 1980, passou a dirigir o trabalho do Senhor, o Diácono João Francisco. Este, logo tratou de criar uma comissão de visitas e também criou a Escola Bíblia Dominical. A obra passou por um período de grande crescimento e firmeza na fé. A comissão de visitas foi liderada por muitos anos pela irmã Josefa Gomes, serva de Deus que dava um grande testemunho com sua vida.
Em novembro de 1981, o irmão José Varela voltou a dirigir a congregação novamente e nesse período o Senhor abençoou grandemente sua obra.

Em 31 de julho de 1983, a igreja que era submissa a Lagoa de Pedras e posteriormente a Lagoa Salgada, passou a ser uma congregação independente com o seu próprio Pastor: o Presbítero Pedro Ferreira. Ao tomar posse, o Pastor Pedro Ferreira, logo mobilizou a igreja para construir uma casa pastoral. A benção de Deus foi tão grande que em pouco tempo a mesma estava levantada.

Em 1984, o Diácono Luiz Francisco assumiu a igreja e deu uma grande colaboração para o crescimento espiritual dos irmãos. Lembram alguns: “Em todo culto ele sempre trazia um ensinamento novo para todos nós”.

No ano de 1988, o Diácono Olávio Avelino da Silveira passou a dirigir a igreja. Em sua gestão o trabalho passou por uma boa organização. Nessa época a igreja era formada por apenas 22 crentes. O Pastor Olávio, com sua criatividade, montou um sistema de som para fazer um programa para a comunidade. Era o Viva por Fé, que quando começava atraía muita gente para escutar nas calçadas.

Em 1991, o Diácono Francisco Barbosa assumiu a igreja e o Senhor abençoou com muitas conversões. Nessa época a igreja evangelizava quase todas as noites, através de cultos ao ar livre. Foi nesse ano que aconteceu o primeiro congresso de mocidade na igreja de Córrego. “Contávamos com uns 15 jovens... Juntamos com os jovens de Boa Saúde e Lagoa Salgada e assim realizamos dois dias de festa para os jovens”... “Foi uma época de muitas bênçãos e muito aprendizado para nossos filhos que ainda eram muito jovens”. Lembra o Pastor Barbosa e sua esposa Damiana.

No ano de 1992, o Auxiliar José Varela tomou posse pela 3ª vez e o Senhor o abençoou grandemente. Juntamente com sua família, muito dedicada na obra de Deus, realizaram diversos trabalhos com crianças e adolescentes. Nas manhãs de domingo a igreja ficava cheia de crianças e adolescentes para aprender na Escola Bíblica Dominical.

Em 1995, o Diácono Severino Bonifácio passou a servir a Deus como Pastor em Córrego. Nesse ano ele mobilizou a igreja para construir um templo na comunidade de Lagoa de Onça onde havia um bom número de cristãos. Deus supriu todas as necessidades e a congregação foi inaugurada em agosto de 1996. Lá muitos foram curados e batizados com o Espírito Santo. A igreja de Lagoa de Onça ficou conhecida como a igreja do fogo santo.

Em 1997, sob a direção do Diácono Jailson Marques, Deus abençoou sobremaneira e a igreja cresceu bastante. Cultos ao ar livre, evangelização nos sítios, escola dominical, visitas nos lares foram alguns dos trabalhos que tiveram um grande crescimento e o Senhor honrou com muitas conversões. Em 21 de setembro de 1998, foi criado um conjunto de jovens para louvar a Deus e muitos jovens aceitaram a Cristo.

Em 2003, o Presbítero Ivan da Silva passou a dirigir a igreja. Nessa época havia muitos crentes e o templo já não comportava nos cultos de domingos e cultos festivos. O Pastor Ivan deu início a uma campanha para a ampliação do templo e após algumas semanas foi arrecadado muito material. Pessoas de outras cidades fizeram diversas doações. Nesse período foram realizadas muitas campanhas de oração pela construção. Nessas campanhas muitos foram batizados com o Espírito Santo, o Senhor operou muitos milagres e muitos testemunharam das grandezas do Altíssimo. Nessa época foi criado o conjunto de senhoras: Águas Vivas.

No ano de 2004, a direção da igreja passou para o Presbítero Utemberg Rocha. Em sua gestão a igreja passou por uma boa organização. Com a intensificação de trabalhos evangelísticos nas ruas e nos sítios, muitas almas foram salvas e a igreja chegou a mais de 100 crentes. O Pastor Utemberg deu continuidade a reforma do templo e fez uma grande festa de gratidão a Deus por toda a prosperidade que Ele tinha concedido ao seu rebanho.

Em 2006, o Pastor Raimundo Rodrigues, mais conhecido por Pastor Nonato, passou a pastorear a igreja. O Pastor Nonato tornou-se muito querido pela comunidade e muitos, vendo seu exemplo de homem de Deus, vinham para igreja para ouvir a Palavra de Deus e aceitarem a Cristo como Salvador. Nesse ano a igreja realizou um grande evento em comemoração aos 39 anos da obra de Deus na comunidade. Nessa data toda a comunidade parou para assistir ao evento.

No ano de 2007, o Presbítero Lenilson Rocha recebeu a igreja. Nessa época os cultos ao ar livre foram intensificados e muitas almas aceitaram a Cristo. Em sua gestão foi feita a nova fachada da igreja.

Em 2008, tomou posse o Presbítero José Paulo. Em sua gestão o Senhor operou grandemente. Muitas almas foram salvas e em muitos corações foi plantada a semente do evangelho da salvação. A igreja passou por uma boa organização. O conjunto Cântico dos remidos chegou a quantidade de mais de 50 jovens louvando a Deus. A EBD infantil contava com mais de 40 crianças todos os domingos.

Em 6 de janeiro de 2011, o Presbítero Rosivan Gomes passou a pastorear a igreja. Uma de suas primeiras providências foi a reforma da residência pastoral que hoje é capaz de abrigar muita gente e alguns eventos da igreja. Pensando no futuro da congregação o Pastor reuniu esforços e fez a aquisição de um terreno ao lado da igreja. Em sua gestão o trabalho do Senhor passou por um bom crescimento e alguns irmãos foram consagrados a Auxiliares, Diáconos e Presbíteros. Em novembro de 2013 foi criado um blog com o objetivo de registrar e tornar conhecida a história da igreja bem como uma web rádio que transmite e reprisa os cultos.

No dia 31 de janeiro de 2014, o Pastor Enock Vitorino assumiu a liderança da igreja. Sob sua responsabilidade alguns trabalhos foram revitalizados. A congregação de Lagoa de Onça recebeu um dirigente. A comunidade de Canto Grande passou a contar com melhor assistência e numa visão missionária a comunidade de São Francisco passou a ser assistida semanalmente. O templo passou por uma ampliação e um anexo foi construído a fim de acomodar melhor os irmãos durante as festividades da igreja. O Pastor Enock foi um grande incentivador do batismo em águas e em sua gestão cerca de 40 crentes foram batizados conforme e Palavra de Deus recomenda.

Em 28 de novembro de 2016, tomou posse em nossa igreja o Pastor Francisco Cândido. Em sua gestão houve um grande investimento em infra-estrutura. No templo em Córrego de São Mateus foi construído um grande refeitório equipado com mesas, fogão, pia e demais utensílios capaz de servir boa quantidade de pessoas. Foram construídos novos banheiros, o templo foi forrado com gesso, as paredes foram emassadas, as portas e janelas de madeira foram trocadas por portas e janelas de vidro, a fachada passou a seguir o padrão da ADPAR, rampas e corrimãos foram instaladas para garantir melhor acessibilidade. Na congregação de Lagoa de Onça foram realizados reparos e manutenções. Na comunidade de Canto Grande deu-se início a construção de um templo tendo em vista o crescimento da obra de Deus naquele lugar.

Sob seu pastoreio foram realizados diversos eventos que renderam bons frutos. Após o I Impacto Jovem, realizada em agosto de 2018 e a festa de gratidão a Deus pela Comissão de Visitas, Conjunto de Senhoras Águas Vivas e Círculo de Oração, realizada em 25 de setembro de 2018, passamos a contar com muitas conversões e 14 batismos com o Espírito Santo. Sempre disposto a levar a palavra de Deus onde quer que fosse bem como de se disponibilizar para buscar os crentes mais distantes para os cultos, quarenta e três pessoas aceitaram a Jesus das quais 19 continuam a servir ao Mestre. A fim de levar a Palavra de Deus e assistir os novos crentes a comissão de visitas foi revitalizada e Deus tem realizado muitas maravilhas por meio de suas servas.

Na noite do dia 3 de setembro de 2019 a AD Córrego recebeu o seu novo Pastor: Francisco de Assis Cruz, sua esposa Iêda Cruz e sua família, formada por Talitha, Israel e Isac. O culto de transição foi presidido pelo Pastor Elinaldo Renovato de Lima que trouxe uma maravilhosa reflexão sobre a responsabilidade diante do reino de Deus.

DEMONSTRATIVO DE CRENTES
Em 29/02/2020
Membros
Congregados
Crianças
Novos Convertidos
TOTAL
75
24
12
21
132
Em atualização...

Nenhum comentário:

Postar um comentário