Linha do Tempo da Assembleia de Deus em Córrego de São Mateus
Segundo os mais antigos, a obra de evangelização em Córrego de São Mateus iniciou por volta da década de 1950, quando, crentes de outras localidades vinham visitar os amigos e familiares e, encontrando uma oportunidade, falavam de Jesus e, se a família permitisse, realizavam um culto. Quando alguém aceitava a Cristo, e permanecia, sua casa se tornava um ponto de pregação. Um dos que aceitaram a Jesus e permaneceu firme foi o Sr. Manoel Lucas que organizava a sala de sua casa para receber as pessoas. “Os assentos eram poucos. Então ele pegava dois tamboretes e colocava uma tábua em cima para que coubesse mais gente. A sala era iluminada a luz de candeeiro e poucos sabiam ler... Eu e papai fomos crentes, por pouco tempo, e sempre participávamos desses cultos”. Lembra Terezinha Gomes, educadora da comunidade.
No ano de 1960, chegaram ao Córrego de São Mateus os irmãos Luiz Joaquim, Maria Luiza e Ramiro Joaquim, vindos da cidade de Canguaretama. Esses irmãos contribuíram significativamente para que o evangelho do Senhor Jesus Cristo fosse anunciado na pequena comunidade. Visitaram os lares falando de Jesus e anunciaram a Palavra de Deus através de cultos ao ar livre.
Muitos se converteram a Cristo e confessaram sua decisão publicamente, mas nem todos tinham esse privilégio. Uma das que se converteu, mas não podia confessar publicamente foi a irmã Nazaré Ferreira, conhecida por Nazaré de Venâncio. Irmã Nazaré passou mais de vinte anos sem poder congregar com os demais crentes pelo fato de seu esposo não permitir. Nem por isso a serva do Senhor abandonou a fé e o seu testemunho de submissão ao esposo foi exemplo para toda a comunidade e para sua família, que com o passar dos anos, muitos, aceitaram a Jesus.
Em 18 de novembro de 1967, uma caravana de irmãos vindos da cidade de Macaíba, realizou um culto no meio da pequena rua que se organizava em Córrego e muitos se converteram a Cristo. Dentre os irmãos que realizaram esse culto estavam: José Sérgio, João Lucena, José Maurício e João Lourenço. A leitura da Palavra foi feita em Lucas 2. 1-20. Após a pregação sobre o “Cristo que desejava nascer nos corações” algumas pessoas se converteram. Dentre elas: Leonel Gomes, Maria de Lourdes, Marluce Gomes e Francisco Canindé.
A pequena congregação foi se organizando e os irmãos não mediam esforços para anunciar as boas novas do reino de Deus. O irmão Luiz Joaquim foi posto como dirigente da congregação e logo foi tratando de organizar grupos de visitas e evangelização.
Na época ainda não tinha energia elétrica e os cultos eram realizados a luz de lampião. Com a Bíblia numa mão e uma lamparina a gás na outra os irmãos se reuniam nos lares para orarem e estudarem a Palavra de Deus. Muitas vezes essas reuniões se tornavam em vigílias em que o Senhor batizava com o Espírito Santo. Revestidos com o poder do alto, o pequeno rebanho saía nas noites para realizar cultos nas ruas e por vezes era apedrejado.
Conta o Pastor José Varela: “Quando eu não era crente, vi muitos amigos jogando pedras nas casas onde irmãos estavam reunidos e isso me deixava muito chateado, mas, se eu reclamasse, eles atiravam pedra em mim”.
O irmão Francisco Canindé lembra: “Por vezes eu pedi para que não fizessem isso, pois estavam atirando pedra em Deus”.
As pedradas, os chingamentos e as indiferenças não foram capazes de desanimar o pequeno rebanho que sabia que era uma honra sofrer por Jesus. Revestidos com o poder do Espírito Santo os irmãos saíam a anunciar a Santa Palavra nas comunidades vizinhas de Guarani, Capivaras, Riacho do Bom Pasto, Boa Saúde e Sítio Santa Cruz. Por vezes iam de carroça mas, na maioria das vezes iam a pé mesmo, percorrendo quase 20 quilometros.
Conta o irmão Leonel Gomes que muitas vezes saiam às 17hs para realizarem cultos no Riacho do Bom Pasto. Caminhavam 19 km até chegarem lá. “Quando a gente chegava os irmãos já estavam nos esperando... Uma salinha de chão batido, uns tamboretes, uma banquinha e uns quatro lampiões nas paredes. Ali se fazia o culto, com muita oração, louvores e a explanação da Palavra de nosso Senhor Jesus Cristo. Ali o Senhor usava seus vasos em profecia, batizava com o Espírito Santo e curava a muitos. Quando terminava o culto, se tomava um café com brote e pegávamos o caminho de volta. Quando se chegava em casa, já era quase meia noite”. Lembra o irmão Leonel.
Em 20 de fevereiro de 1969, a igreja de Natal comprou um salão que foi adequado para servir como congregação. Antes, os cultos eram realizados nos lares. Nessa época a igreja de Córrego era liderada pela igreja de Lagoa de Pedras cujo Pastor era Antônio Tomaz da Silva. O mesmo designou o irmão Francisco Canindé para dirigir a congregação o qual ficou até novembro, precisando viajar para a cidade de Bom Jesus para garantir o sustento de sua família.
Conta o irmão Francisco Canindé: “Fui para Bom Jesus com a chama do evangelho acesa em minha vida. Chegando lá só encontrei um crente. Falei das Boas Novas que estavam acontecendo no Córrego e combinamos em expandir o evangelho na pequena Panelas (nome antigo de Bom Jesus). Realizamos cultos em muitos lares e contamos com a ajuda de muitos irmãos do Córrego”.
Em março de 1970, o irmão Francisco Canindé voltou para o Córrego e reassumiu o trabalho. Logo reuniu os irmãos e nomeou o irmão José Varela como Tesoureiro e o irmão Aluízio Gomes como Secretário, a fim de garantir uma melhor organização da congregação. Com a pequena igreja se organizando, a obra do Senhor experimentou um bom crescimento. Em 18 de fevereiro de 1974, foi criado o Círculo de Oração, tendo como dirigentes as irmãs Sebastiana Ramos (irmã Quinha) e Lourdes Inácio.
Em 1975, o irmão José Varela passou a dirigir o trabalho do Senhor. O mesmo era professor e como tinha boa influência realizou inúmeros cultos ao ar livre tanto com Córrego como nas comunidades vizinhas. A Palavra de Deus foi semeada e muitos aceitaram ao Senhor Jesus.
Em 1980, passou a dirigir o trabalho do Senhor, o Diácono João Francisco. Este, logo tratou de criar uma comissão de visitas e também criou a Escola Bíblia Dominical. A obra passou por um período de grande crescimento e firmeza na fé. A comissão de visitas foi liderada por muitos anos pela irmã Josefa Gomes, serva de Deus que dava um grande testemunho com sua vida.
Em novembro de 1981, o irmão José Varela voltou a dirigir a congregação novamente e nesse período o Senhor abençoou grandemente sua obra.
Em 31 de julho de 1983, a igreja que era submissa a Lagoa de Pedras e posteriormente a Lagoa Salgada, passou a ser uma congregação independente com o seu próprio Pastor: o Presbítero Pedro Ferreira. Ao tomar posse, o Pastor Pedro Ferreira, logo mobilizou a igreja para construir uma casa pastoral. A benção de Deus foi tão grande que em pouco tempo a mesma estava levantada.
Em 1984, o Diácono Luiz Francisco assumiu a igreja e deu uma grande colaboração para o crescimento espiritual dos irmãos. Lembram alguns: “Em todo culto ele sempre trazia um ensinamento novo para todos nós”.
No ano de 1988, o Diácono Olávio Avelino da Silveira passou a dirigir a igreja. Em sua gestão o trabalho passou por uma boa organização. Nessa época a igreja era formada por apenas 22 crentes. O Pastor Olávio, com sua criatividade, montou um sistema de som, no topo do templo, para fazer um programa para a comunidade. O nome do programa era Era Viva por Fé, que quando começava atraía muita gente para escutar em suas calçadas. Essa foi uma estratégia que atraiu muitas pessoas para os cultos e para a Escola Bíblica Dominical Infantil que tinha como professora a sua esposa Odete. Durante o programa o Pastor Olávio explicava a Palavra de Deus, tocava louvores e atendia pedidos de hinos também. Ao final de cada programa era feito um convite para que as pessoas visitassem a igreja e os pais mandassem seus filhos para a Escola Bíblica Dominical.
Em 1990, o Diácono Francisco Barbosa passou a pastorear a igreja e o Senhor abençoou com muitas conversões. Nessa época a igreja evangelizava quase todas as noites, através de cultos ao ar livre. Foi nesse ano que aconteceu o primeiro congresso de mocidade na igreja de Córrego. “Contávamos com uns 15 jovens... Nos juntamos com os jovens de Boa Saúde e os de Lagoa Salgada e assim realizamos dois dias de festa para os jovens... Foi uma época de muitas bênçãos e muito aprendizado para nossos filhos que ainda eram muito jovens”. Lembra o Pastor Barbosa e sua esposa Damiana.
“Aqui, no Córrego, eu aprendi com as muitas experiências que passamos. Lembro que, no dia em que aqui chegamos, em 1990, eu e minhas irmãs fomos buscar água em um chafariz. Cada um saiu com uma panela pois não tínhamos em nossa casa nem baldes nem galão. Passamos na rua com aquelas panelas na cabeça e quando chegamos em casa a água era salobra. Nossa vontade era que nosso pai retornasse para Natal... Eu não tinha noção do que Deus tinha preparado para nossa família no Córrego de São Mateus". Lembra Gerson Barbosa, filho do Pastor Francisco Barbosa.
No ano de 1992, o Diácono José Varela tomou posse pela 3ª vez e o Senhor o abençoou grandemente. Juntamente com sua família, muito dedicada na obra de Deus, realizaram diversos trabalhos com crianças e adolescentes. Nas manhãs de domingo a igreja ficava cheia de crianças e adolescentes para aprender na Escola Bíblica Dominical.
Em 1995, o Diácono Severino Bonifácio passou a servir a Deus como Pastor em Córrego. Nesse ano ele mobilizou a igreja para construir um templo na comunidade de Lagoa de Onça onde havia um bom número de cristãos. Deus supriu todas as necessidades e a congregação foi inaugurada em agosto de 1996. Lá muitos foram curados e batizados com o Espírito Santo. Os irmão realizaram muitas vigílias e o círculo de oração passou a ser bem visitado. Nos trabalhos de oração muitas pessoas faziam votos, eram atendidos e vinham dar seus testemunhos.
Em uma determinada noite, quando ainda não existia o templo, os irmãos se reuniram na casa da irmã Santina para orarem por batismo com o Espirito Santo. O clamor se estendeu e Deus se fez presente de uma forma grandiosa. No dia seguinte, pessoas não evangélicas passaram a comentar que avistaram uma chama de fogo em cima da casa da irmã Santina. Daí em diante a igreja de Lagoa de Onça ficou conhecida como a igreja do fogo santo.
Em 1997, sob a direção do Diácono Jailsom Marques, Deus abençoou sobremaneira e a igreja cresceu bastante. Cultos ao ar livre, evangelização nos sítios, escola dominical, visitas nos lares foram alguns dos trabalhos que tiveram um grande crescimento e o Senhor honrou com muitas conversões. Era a primeira igreja que o Pastor Jailsom pastoreava. “Passamos por muitas dificuldades a ponto de fazer o fogo para cozinhar com as varas da cerca da casa pastoral, mas, Deus nunca nos abandonou e em tudo nos supriu”. Conta o Pastor Jailsom e sua esposa Leci.
Em sua gestão houve um grande investimento na evangelização de jovens e nas escolas o que resultou na conversão de muitos que logo foram reunidos em uma turma de discipulado. Ali aprenderam os primeiros passos da vida cristã e no dia 21 de setembro de 1998, foi criado um conjunto de jovens para louvar a Deus. Com a criação do conjunto Cântico dos Remidos mais jovens se converteram a Cristo o que elevou a igreja para mais de 50 crentes.
Nos sete anos que passaram em Córrego, o Pastor Jailsom e sua esposa Leci, desenvolveram um grande trabalho que tem frutos até os dias atuais. O culto matutino é um dos legados do Pastor Jailsom Marques.
Em 2003, o Presbítero Ivan da Silva passou a dirigir a igreja. Nessa época haviam muitos crentes e o templo já não comportava nos cultos de domingos e cultos festivos. O Pastor Ivan deu início á uma campanha para a ampliação do templo e após algumas semanas foi arrecadado muito material. Pessoas de outras cidades fizeram diversas doações. Nesse período foram realizadas muitas campanhas de oração pela construção. Nessas campanhas muitos foram batizados com o Espírito Santo, o Senhor operou muitos milagres e muitos testemunharam das grandezas do Altíssimo. Nessa época foi criado o conjunto de senhoras: Águas Vivas.
No ano de 2004, a direção da igreja passou para o Presbítero Utemberg Rocha. Em sua gestão a igreja passou por uma boa organização nos diversos departamentos. Com a intensificação de trabalhos evangelísticos nas ruas e nos sítios, muitas almas foram salvas e a igreja chegou a mais de 100 crentes. Nessa época a Comissão de Visitas foi reativada e alcançou muitos lares. O Pastor Utemberg deu continuidade a reforma do templo e fez uma grande festa de gratidão a Deus por toda a prosperidade que Ele tinha concedido ao seu rebanho. Em 2005 a igreja fez a troca da antiga casa pastoral por uma outra casa muito mais espaçosa.
Em 2006, o Pastor Raimundo Rodrigues, mais conhecido por Pastor Nonato, passou a pastorear a igreja. O Pastor Nonato tornou-se muito querido na comunidade e muitos, vendo seu exemplo de homem de Deus, vinham para igreja para ouvir a Palavra de Deus e aceitarem a Cristo como Salvador. Nesse ano a igreja realizou um grande evento em comemoração aos 39 anos da obra de Deus na comunidade. Nessa data toda a comunidade parou para assistir ao evento e muitos aceitaram a Jesus.
No ano de 2007, o Presbítero Lenilson Rocha recebeu a igreja. Nessa época os cultos ao ar livre foram intensificados e muitas almas aceitaram a Cristo. Em sua gestão foi feita a nova fachada da igreja.
Em 2008, tomou posse o Presbítero José Paulo. Em sua gestão o Senhor operou grandemente. Muitas almas foram salvas e em muitos corações foi plantada a semente do evangelho da salvação. A igreja passou por uma boa organização. O conjunto Cântico dos remidos chegou à quantidade de mais de 50 jovens louvando a Deus. A EBD infantil contava com mais de 40 crianças todos os domingos. No ano de 2009, foi realizado um grande congresso de jovens que contou com 98 jovens hospedados.
Em 6 de janeiro de 2011, o Presbítero Rosivan Gomes passou a pastorear a igreja. Uma de suas primeiras providências foi a reforma da residência pastoral que hoje é capaz de abrigar muita gente e alguns eventos da igreja. Pensando no futuro da congregação o Pastor reuniu esforços e fez a aquisição de um terreno ao lado da igreja. Em sua gestão o trabalho do Senhor passou por um bom crescimento e alguns irmãos foram consagrados a Auxiliares, Diáconos e Presbíteros. Em novembro de 2013 foi criado um blog com o objetivo de registrar e tornar conhecida a história da igreja bem como uma web rádio que transmitia e reprisava os cultos.
No dia 31 de janeiro de 2014, o Pastor Enock Vitorino assumiu a liderança da igreja. Sob sua liderança alguns trabalhos foram revitalizados. A congregação de Lagoa de Onça passou a ter seu próprio dirigente. A comunidade de Canto Grande passou a contar com uma melhor assistência e, numa visão missionária, a comunidade de São Francisco começou a ser assistida semanalmente. O templo passou por uma ampliação e um anexo foi construído a fim de acomodar melhor os irmãos durante as festividades da igreja. O Pastor Enock foi um dos grandes incentivadores do batismo em águas e em sua gestão, mais de 30 crentes foram batizados conforme e Palavra de Deus recomenda.
No dia 28 de novembro de 2016, tomou posse em nossa igreja o Pastor Francisco Cândido. Em sua gestão houve um grande investimento em infraestrutura. No templo em Córrego de São Mateus foi construído um grande refeitório equipado com mesas, fogão, pia e demais utensílios, capaz de servir à boa quantidade de pessoas. Foram construídos novos banheiros, o templo foi forrado com gesso, as paredes foram emassadas, as portas e janelas de madeira foram trocadas por portas e janelas de vidro, a fachada passou a seguir o padrão da ADPAR, rampas e corrimãos foram instaladas para garantir melhor acessibilidade.
Na congregação de Lagoa de Onça foram realizados reparos e manutenções. Na comunidade de Canto Grande deu-se início a construção de um templo tendo em vista o crescimento da obra de Deus naquele lugar.
Sob seu pastoreio foram realizados diversos eventos que renderam bons frutos. Após o I Impacto Jovem, realizado em agosto de 2018 e a festa de gratidão a Deus pela Comissão de Visitas, Conjunto de Senhoras Águas Vivas e Círculo de Oração, realizada em 25 de setembro de 2018, passamos a contar com muitas conversões e 14 batismos com o Espírito Santo.
O Pastor Cândido sempre esteve disposto a levar a Palavra de Deus onde quer que fosse bem como se disponibilizou para buscar os crentes mais distantes para os cultos. Isso resultou na conversão de 43 pessoas, das quais 19 continuaram a servir ao Mestre. Diante disso, a irmã Isabel (esposa do Pastor) fez um grande trabalho com as senhoras que passaram a visitar os novos crentes, prestar assistência social e dar bom testemunho da comunidade. Enquanto aqui esteve, foram realizados grandes eventos de senhoras que renderem bons frutos.
No dia 3 de setembro de 2019, o Senhor enviou para cuidar de sua obra o Pastor Francisco de Assis da Cruz. Em sua gestão aconteceu a reabertura do culto matutino que estava há mais de oito anos sem atividades. Nessa época a igreja foi levada ao ensino da Palavra com vistas a sua missão no mundo que é a de anunciar a salvação em Jesus Cristo à todas as pessoas. A Escola Bíblica Dominical foi revitalizada e os cultos de missões passaram apresentar o verdadeiro sentido de missões. Muitos eventos foram realizados tais como II Impacto Jovem, EBD em síntese, festas de agradecimento de diversos departamentos da igreja e vigílias onde Deus se fez presente.
No dia 9 de março de 2020, passou a pastorear a AD Córrego o Pastor Adjair Américo de Medeiros. Não foi um período fácil pois nove dias após sua posse o Estado decretava o fechamento da maioria dos órgãos públicos como medida para tentar conter o avanço da Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus. Com a igreja fechada e todo mundo em isolamento o Pastor se viu só “em uma terra desconhecida e sem ninguém”, mas, Deus estava com ele.
Em muitos momentos celebrou os cultos de domingo, no templo, apenas com sua família. Com os casos de Covid diminuindo alguns irmãos foram retornando, porém, muitos não voltaram mais. Diante disso, o Pastor e sua esposa Ingrid, passaram a visitar casa por casa, fortalecendo a fé dos irmãos. Foi assim que mais alguns retornaram para a igreja.
Com o novo aumento de casos, mais uma vez o templo teve que ser fechado, foi aí que, o pastor e sua família, passaram a usar as redes sociais para chegar aos lares através das lives. Mesmo com um tempo tão desfavorável a igreja realizou o projeto Semeando Esperança e conseguiu levar uma palavra de esperança e utilidade pública em todas as ruas da comunidade.
No ano seguinte (2021), com menos restrições, o pastor sentiu o desejo de alcançar a comunidade de Paturis onde tinham apenas um casal de crentes. Para lá enviou o Dc. Jean e sua esposa Claudia os quais desenvolveram um grande trabalho e a igreja conseguiu congregar 13 crentes. Ainda nesse mesmo ano designou o Auxiliar Roberto para a congregação de Lagoa de Onça a qual estava sem dirigente por algum tempo. Nesse mesmo ano Deus usou uma família para dar continuidade na construção da congregação de Canto Grande e para lá foi designado o Dc. Danilo Gabriel e sua esposa Dayanna.
Nesse ano (2021), foi realizada a primeira edição do Refúgio Jovem. O evento tinha por objetivo congregar os jovens, no período de carnaval, para adorar a Deus, estudar sua Palavra e interagir com jovens de outras cidades. Durante seu pastoreio diversos trabalhos foram realizados e muitas almas se renderam aos pés do Senhor, confirmando assim que, mesmo em momentos tão difíceis, Deus não abandona seus servos.
Em um curto espaço de tempo a congregação de Lagoa de Onça passou por uma grande reforma contando com reboco das paredes, retelhamento completo, pintura, troca de portas e janelas, manutenção das instalações elétricas e instalação de forro de PVC.
O tempo foi curto mais o legado deixado foi grande pois, a igreja teve a oportunidade de aprender a viver o evangelho da simplicidade e entender qual a real missão de sua existência nesse mundo que é a de cuidar do mundo e levar o homem a Cristo por meio do evangelho.
No dia 18 de julho de 2022, a igreja recebeu o Antônio Bernardino como o seu novo Pastor. Ele, juntamente com sua esposa, Ivete Dias, tem realizado um grande trabalho de fortalecimento da igreja por meio do ensino da Palavra de Deus e crescimento do reino de Deus, através da evangelização.
Com isso, a obra de Deus tem experimentado bom crescimento pois, desde sua chegada muitas pessoas confessaram Jesus como Salvador, e dessas, quatorze tem permanecido na casa do Senhor.
Nossa oração é para que Deus o abençoe grandemente e lhe conserve com essa força para servir a Deus em todos os momentos.
0 Comentários